segunda-feira, 16 de junho de 2014

Refrigerador com suor interno ou externo veja como resolver

Os aparelhos de refrigeração domésticos não devem apresentar água escorrendo na sua superfície externa.

Mas quando instalados em locais onde seja muito úmido e quente é possível que seja observada a sudação interna ou externa no sistema. Além de fatores ambientais, algumas alterações no funcionamento adequado do refrigerador podem estar associadas a esses problemas.

Quando ocorre a sudação?

O processo de sudação ocorre quando a água presente no ar encontra condição adequada para se transformar de vapor (gás) em suor (líquido), gerando a sudação (processo de condensação da água).
A condição para que isso ocorra está relacionada a dois fatores principais: A concentração de água no ar (umidade relativa) e a temperatura da superfície onde há a condensação (chamada de temperatura do ponto de orvalho).Para exemplificar, imagine um copo sobre a mesa com líquido gelado. Devido a maior umidade em dias chuvosos, nota-se maior sudação do que em dias secos.
Agora, imagine que naquele copo dessa vez fosse colocado líquido aquecido. Como a temperatura da parede do copo estaria acima da temperatura do ponto de orvalho, não se perceberia a sudação.

Entenda o processo de sudação externa

Em dias chuvosos e frios, mesmo com o sistema de refrigeração funcionando perfeitamente, é possível que surja a sudação do lado externo do refrigerador, principalmente na altura do congelador.Isso é comum de ocorrer em função da alta umidade relativa do ar, mas, também pela temperatura das laterais do refrigerador estar muito próxima à temperatura do ponto de orvalho.
Neste caso, sugere-se a colocação do termostato na posição mais quente (mínima), o que ainda proporcionará uma diminuição no consumo de energia.


A abertura frequente da porta ou deixá-la muito tempo aberta podem causar o suor interno na geladeira.

Atenção, se for percebida a sudação externa em dias de umidade e temperatura normais, cuidado! Este é um sinal de que o refrigerador precisa de ajustes ou manutenção.
A sudação externa pode ser consequência de isolamento térmico deficiente ou estragado, fazendo com que a temperatura da parede do refrigerador se torne muito baixa a ponto de gerar condensação.
Outro possível motivo é a borracha de vedação estar ressecada ou precisando ser trocada, permitindo o vazamento de ar resfriado para a parede do refrigerador, gerando ali um ponto de sudação.
Ou ainda poderia ter origem elétrica, como termostato defeituoso, fazendo com que o compressor trabalhe 100% do tempo, ou bulbo do termostato instalado em posição incorreta, desregulando o ciclo de refrigeração.

Causas da sudação interna

O suor interno normalmente é causado pela infiltração de umidade que também pode ser em virtude do ressecamento da borracha de vedação da porta, que permitirá a entrada de ar quente para o interior da geladeira. A excessiva abertura de portas, principalmente em refrigeradores que não são frost free, também aumenta a sudação.
Armazenamento de alimentos quentes, e recipientes de líquidos e comida destampados também gera aumento da umidade no interior do refrigerador, intensificando a sudação interna.

Como evitar a sudação:

Evite colocar alimentos e líquidos em recipientes sem tampa no refrigerador.
Lembre-se, em dias frios, de colocar o termostato na posição mais quente (mínima) e, em dias quentes, colocar a posição do termostato no ponto mais frio (máximo), garantindo assim o melhor funcionamento do refrigerador e economia de energia.
Em alguns casos será preciso fazer a manutenção do sistema para troca do termostato ou da borracha da porta.
Entretanto, em dias mais úmidos e frios o processo de sudação realmente poderá ocorrer e deve ser considerado normal.

Instalando o refrigerador da maneira adequada

A instalação correta do refrigerador tem papel importante para minimizar a ocorrência da sudação, seguem algumas orientações sobre como deve ser feita:
Instalar em locais ventilados, respeitando a distância de 15 cm da parede ao fundo e ao topo do refrigerador, e de 10 cm nas laterais (essa distância pode variar de acordo com cada fabricante, consulte o manual para maiores informações);
O espaço deixado na frente do refrigerador deve ser suficiente para permitir a abertura completa da porta;
Colocar o refrigerador em locais onde não haja incidência de raios solares no condensador e compressor, e evitar contato direto com fontes de calor, como fogões.
A escolha do local apropriado além de evitar a sudação, melhora a conservação dos alimentos e gera economia de energia.

Fonte: http://www.clubedarefrigeracao.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário