sábado, 14 de junho de 2014

Máquina de Lavar: Brastemp Mondial e Brastemp Clean - Defeito e Soluções

  

Lavadoras que fizeram parte de uma transição, daquela lavadora robusta antiga Brastemp, para o modelo MONDIAL, produzido á partir de 1988 e alguns anos depois, a série de lavadoras CLEAN, esses dois modelos, ainda estão na ativa, e são adorados por seus clientes, com baixo consumo de energia, e estrutura pequena, são muito versáteis, visto que fazem lavagens em espaço curto de tempo, com opcionais de molho para todos os modelos da linha, lavam 5 kilos de roupa seca, um dos fatores principais que fazem com que os clientes optem por modelos mais novos, é justamente a capacidade de lavagem, me refiro á quantidade de peso, pois á partir de 2000, iniciou-se uma nova tendência, lavadoras grandes, que na minha concepção e experiência, hoje é o principal problema das lavadoras modernas, tamanho, que muitas vezes é mais pra inglês ver, visto que lavadoras que eram pra oito kilos, trocaram a tampa e falam que agora é pra 10-11- e até 12 kilos, e outras de 5 passaram pra 6-7 e assim segue uma infinidade de lavadoras com capacidade maquiada, que enchem os olhos e esvaziam os bolsos dos consumidores, mas esse post é pra falar de mondial e clean. cala-te boca.

  • Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não entra água, não lava
Válvula de entrada d'agua, é onde se conecta a mangueira de entrada, e muitas vezes, ela queima, a lavadora não entra água, portanto não segue o programa, é um defeito simples e de fácil solução, a bobina é a parte elétrica da peça, a que você vê ao lado é na cor amarela, identificando que a peça é 127 volts, para os modelos 220 volts, a bobina vai ser sempre preta, independente da cor do corpo da válvula. Para ter certeza que a peça está queimada, basta ligar um cabo de força á peça, pois ela tem apenas dois terminais, toda peça com apenas dois terminais, pode ser testada, ligando diretamente á tomada, se energizar, a peça com certeza vai estar boa.

  • Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não agita ou não centrifuga
Essa plaquinha eletrônica, ou controle eletrônico, é responsável pela reversão do motor, e também faz parte das peças que mais são trocadas para esses dois modelos, quando apresenta defeito, a máquina pode deixar de centrifugar, pode deixar de agitar, ou na agitação, não fazer a reversão, batendo para um só lado, embolando e prendendo a roupa no agitador.
Em alguns casos, fica evidente o defeito, porque a peça entra em curto, e chega á torrar componentes, aí é só trocar e pronto, mas em outros casos, não é visível o defeito na peça, e é identificado apenas pela falha. você encontra no mercado ela original, essa versão da foto, é de um fabricante paralelo, e serve para as duas voltagens.

  • Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não gira o timer
Esse é um dos modelos de timer, visto que são vários códigos diferentes, cada um para um modelo específico, eles fazem a programação da lavadora, e como são programações diferentes, automaticamente, timers diferentes, ele pode apresentar defeitos como, apenas não lavar, apenas não centrifugar ou não drenar, pois como é composto por engrenagens internas, elas podem quebrar em algum ponto, fazendo que ele ele pare apenas em um local determinado. Outra possibilidade é ele ficar estático em apenas um local, exemplo, se você coloca em encher, ali ele fica, se bota em drenar, a mesma coisa, isso pode ser o motorzinho, acoplado á ele, que faz ele girar e ir desenvolvendo as várias funções da lavadora, caso o motorzinho queime, então tudo para. para troca é necessário o código exato da peça, que fica em uma etiqueta, grudada á peça, caso não tenha mais a etiqueta, pegue o modelo da lavadora, que as lojas da rede autorizada identificam a peça pelo modelo.

  • Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não solta água, não drena, não centrifuga
Eletrobomba, responsável pela drenagem da água ao final da lavagem e ao final do enxágue, para testar, apenas dois fios, é só ligar com cabo de força na tomada, se não funcionar, é só trocar.
As vezes a reclamação do consumidor é que a lavadora não centrifuga, mas o defeito é a eletrobomba, visto que com água a lavadora não centrifuga, pra saber, basta baixar a mangueira de saída, escoar toda água e colocar pra centrifugar novamente. é fixada ao gabinete por dois parafusos de 8mm, e conectada á ela, duas mangueiras, uma sanfonada preta que vem do tanque, essa interna, e outra que joga a água pra fora, essa conecta-se por fora do gabinete, e não necessita de ferramentas para troca, muito simples.



  • Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não centrifuga, não agita
Solenóide de freio, está diretamente ligado á centrifugação, mas caso ele queime, travando aquela alavanca móvel, a máquina continua centrifugando, mas não solta o armador, portanto na hora de lavar, ela faz um barulho como se estivesse lavando, mas o agitador não se movimenta. pra testar, basta ligar um cabo de força aos dois fios paralelos, o outro terminal existente, é onde vai ligado o fio terra, que é o fio verde do chicote de fios da lavadora. os fios paralelos é que energizam a peça.





  • Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não centrifuga, não agita
Motor, de 1/4 da hp, pequeno econômico e versátil, tem três fios ligados, pra testar não é complicado, ligue um cabo de força no fio branco e amarelo, isso vai testar a agitação, ou ligue um cabo de força ao fio vermelho e ao branco, isso vai testar a centrifugação, caso qualquer uma das duas funções não funcione, é necessário trocar a peça. Em muitos casos ocorre a quebra de fios, é comum fios se romperem em vários pontos da lavadora, e com isso, não ter nenhum componente queimado, o fato de não funcionar, é pela falta de alimentação de energia, mas isso nem cito aqui, pois é coisa visível e de fácil correção.

10 comentários:

  1. Bom dia Josias!bom.a lavadora Brastemp mondial baby,entra agua,bate,lava.Não solta agua,e não sentrifuga.detalhe,eletrobomba testada e funcionando,solenoide funcionando,o timer funcionando,fiação e terminais normais.pergunto,qual o teste que poderei fazer para descobrir o defeito?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma brastemp mondial modelo bll 22 assim q lg a maq ela não entra agua e ja liga a bomba e atuador d freio mas não as nada só esses componentes ficam ligados já troquei o taymer e a placa d motor já troq a bomba e ja testeipressostato e válvula m ajude ai

    ResponderExcluir
  3. Já olhei td o chicote nada d fios quebrados na fase de centrifugação ela centrifuga muito pouco

    ResponderExcluir
  4. boa noite quel a referencia dasta maquina que esta na foto ou o codigo dela obrigado

    ResponderExcluir
  5. Só preciso comprar um botão para minga brastemp. Não encontro em lojas atuais

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Qual as medidas desta de 5k?

    ResponderExcluir
  7. Minha Brastemp quando está de molho ela não bate.

    ResponderExcluir
  8. O certo é ela bater pra misturar o sabão e ficar de molho, e quando ela enxagua a roupa continua com sabão. Isso é normal? Eu comprei ela hoje já usada.

    ResponderExcluir
  9. Como faço para comprar uma gama dessa cometa ?

    ResponderExcluir