sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como Concertar Uma Cafeteira

Como consertar uma cafeteira:

Não há nada mais revigorante de manhã do que o aroma de café fresco - nem nada mais frustrante do que uma cafeteira elétrica que não funciona como deveria.

Felizmente, muitos consertos em cafeteiras elétricas são de simples execução e exigem apenas ferramentas básicas. Por isso, antes de jogar no lixo a cafeteira elétrica ou sair em busca de uma cafeteria, analise como as cafeteiras elétricas funcionam e o que fazer quando elas não funcionam.

Como funcionam as cafeteiras

Há dois tipos de cafeteiras comumente usadas: aquelas que passam água quente uma vez sobre o pó de café e aquelas que o fazem várias vezes.

A maioria das cafeteiras do primeiro tipo é ativada por chaves e cronômetros no painel de controle, aquecendo a água e bombeando-a para passar pelo recipiente com o pó de café. O café quente resultante cai em um recipiente de vidro. Um elemento sob o recipiente de vidro mantém o café aquecido.

As cafeteiras do segundo tipo aquecem uma pequena quantidade de água na base da unidade, formando vapor que empurra a água quente para cima, por um tubo no centro da cafeteira. Na parte superior, a água cai em um recipiente com pó de café e absorve todo aquele excelente sabor do café. Depois, o café quente resultante pinga em orifícios na base do recipiente e chega ao compartimento principal para ser reciclado. Um termostato determina quando o café está no ponto certo e desliga o sistema. Um elemento calefator continua a manter o café à temperatura adequada.

Como consertar uma cafeteira

Entre os consertos comuns em cafeteiras estão a manutenção da chave liga/ desliga, termostato, elemento calefator e elemento de aquecimento.

Manutenção de uma chave liga/desliga: a chave de uma cafeteira é um dispositivo simples que controla a corrente que chega à unidade térmica e à bomba. Felizmente, esse controlador fundamental é fácil de testar e substituir.

1) Certifique-se de que a cafeteira está desligada da tomada.

2) Remova a base para ter acesso à parte posterior da chave.

3) Coloque sondas de teste através dos terminais e ative a chave. O circuito deve estar fechado e mostrar continuidade, como indicado pelas posições da chave.

O mesmo teste de continuidade pode ser usado para verificar outros controladores; por exemplo, os cronômetros. Todos funcionam como chaves, conduzindo eletricidade em algumas situações, mas não em outras.

Manutenção do termostato de uma cafeteira elétrica: o termostato em uma cafeteira elétrica controla a eletricidade que alimenta o elemento calefator. Ele pode causar problemas se não funcionar corretamente. Para testar o termostato em uma cafeteira elétrica, siga as instruções abaixo.

1) Desligue a unidade da tomada, despeje o excesso de água do reservatório, vire a unidade de cabeça para baixo e remova a base (talvez sejam necessárias chaves de fenda especiais - encontradas em grandes lojas de ferragem).

2) Use um multímetro para verificar o termostato, testando-o em cada extremidade.

Testando o termostato de uma cafeteira elétrica
3) Se ele estiver defeituoso, remova e troque o termostato por outro de mesma capacidade.

4) Além disso, verifique a continuidade do fusível e faça a substituição se o circuito estiver aberto.

Manutenção do termostato de uma cafeteira metálica: o termostato em uma cafeteira metálica tem a mesma função, mas parece diferente do termostato da outra cafeteira.

1) Desligue a cafeteira da tomada, retire o café e o filtro antes de virá-la de cabeça para baixo, depois retire a base para expor o elemento calefator e o termostato.

2) Verifique a continuidade do termostato.

3) se o termostato for um circuito aberto, faça a substituição por outro. Se a troca do termostato requer a remoção de rebites ou de solda, é melhor procurar assistência técnica especializada ou comprar outra cafeteira.

Manutenção de elementos calefatores: o elemento calefator de uma cafeteira é um componente essencial. Ninguém quer café frio. O acesso ao elemento calefator em qualquer um dos dois tipos de cafeteira é feito pela base do aparelho.
1) Verifique se todos os líquidos e o pó de café foram removidos do aparelho antes de virá-lo de cabeça para baixo para retirar a base.

2) Depois de exposto, o elemento calefator pode ser testado usando-se um multímetro como em qualquer condutor. Desligue a unidade do circuito, depois teste cada terminal com o multímetro e verifique se o elemento está
conduzindo eletricidade.

3) Se não houver passagem de eletricidade, substitua o
conjunto ou unidade do elemento calefator. Com fita adesiva, marque a posição de todos os fios e componentes que você soltou para que possa reconectá-los com facilidade.

Manutenção de elementos aquecedores: depois que o café está pronto, o elemento aquecedor na base da cafeteira o mantém quente. O elemento aquecedor em algumas cafeteiras permanece ativado o dia todo, por isso pode ser o primeiro componente a ter problemas. Além disso, água ou café podem derramar e vazar sobre o elemento aquecedor, causando um curto-circuito. Abaixo como testar e substituir um elemento aquecedor.

1) Retire a base da cafeteira e localize o elemento aquecedor para desconectá-lo dos terminais.

2) Verifique a continuidade usando um multímetro.

3) Se necessário, troque o elemento aquecedor.

0 comentários:

Postar um comentário