sábado, 29 de março de 2014

Guia de Compra de Lavadoras de Roupas


A máquina de lavar roupas é, hoje em dia, um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa. Dos lares mais modestos ao mais requintados, quase sempre há a presença de uma máquina ou de um tanquinho elétrico, seja ele simples ou não. Essa forte adesão do público faz muito sentido, já que lavar roupa já não exige mais o trabalho manual cansativo que exigia antigamente. Hoje, basta acumular um montinho de roupa e jogá-lo na máquina com um pouquinho de sabão em pó e amaciante. Pronto! Suas roupas saem lipmas, cheirosas e macias. Para aquelas peças mais sujas e amareladas há programas especiais de lavagem, que já vêm pré-definidos na maioria dos aparelhos.
Escolha bem a sua próxima máquina de lavar, pois sendo um bem durável, ela lhe acompanhará por muitos anos. Vale a pena investir num produto bacana. Confira algumas dicas.
...........................................................................................................................................................
Quais são os tipos de lavadora de roupas?

Existem dois tipos de lavadoras, a com eixo horizontal (tombamento) e a com eixo vertical. O modelo com eixo horizontal tem a porta na frente da máquina, enquanto o outro modelo tem porta superior.
Porta Superior
É o modelo mais conhecido, mais comum. A vantagem desse tipo de lavadora é que se pode interromper a lavagem a qualquer momento com facilidade e rapidez para adicionar sabão, amaciante, etc., pois não é preciso esperar o nível de água baixar para abrir a porta.
Outro ponto forte do modelo superior é que exige menos exercício de quem o opera já que não é preciso abaixar para colocar ou retirar as roupas da máquina, poupando a coluna.
Porta Frontal
As lavadoras mais modernas e caras do mercado têm porta frontal, mas isso porque na maioria das vezes são lavadora e secadora de roupas também. A desvantagem é que pelo fato da porta se encontrar no mesmo nível do tambor, é preciso esperá-lo esvaziar-se para abrir a porta e interromper a lavagem.

Vale lembrar que, além do design, é preciso pensar no espaço disponível para este aparelho, já que a porta frontal acaba exigindo um raio maior de espaço (para abrir e fechar).

É importante a lavadora ter lavagem e enxágüe com água quente?

Sim, é um diferencial bastante útil. A etiqueta de algumas peças orienta que sejam lavadas em água morna ou quente, dependendo do tecido. Outro ponto é que em temperaturas mais elevadas, os detergentes dissolvem-se melhor. Além disso, algumas manchas são retiradas com maior facilidade em água quente. O importante é estar sempre atento às orientações de cada peça, contidas na etiqueta.
Algumas lavadoras oferecem diversos programas de lavagem. Há de fato diferença entre um programa e outro?
................................................................................................................................................................
 Há diferença principalmente de rotação e duração, de acordo com o tecido e situação da roupa (manchada, amarelada, encardida).
As roupas mais delicadas têm programas específicos onde a rotação é menor, ou seja, os movimentos da máquina serão mais lentos, “agredindo” menos as roupas durante a lavagem. Os demais programas funcionam em maior velocidade, batendo mais rapidamente as peças de roupa.
Os programas dedicados às manchas costumam durar um pouco mais porque têm a etapa “molho”, onde como o próprio nome diz as roupas ficam de molho. Nesses casos há também mais de um enxágüe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário