GUIA DE COMPRA DE LAVADORAS DE ROUPA

A máquina de lavar roupas é, hoje em dia, um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa...

APRENDA COMO CONCERTAR VENTILADORES

Como devo fazer para limpar meu ventilador?

COMO CONSERTAR UM LIQUIDIFICADOR

O liquidificador é um eletrodoméstico comum e útil na cozinha. Alimentos e líquidos são misturados

COMO CONSETAR UM SECADOR DE CABELO

Secadores de cabelo são uma combinação de ambos os tipos de eletrodomésticos: os que aquecem e movem alguma coisa..

AS PRINCIPAIS MARCAS DE ELETROPORTÁTEIS

O sucesso das suas receitas começa com a escolha da marca do seu eletrodoméstico...

sábado, 29 de março de 2014

Guia de Compra de Lavadoras de Roupas


A máquina de lavar roupas é, hoje em dia, um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa. Dos lares mais modestos ao mais requintados, quase sempre há a presença de uma máquina ou de um tanquinho elétrico, seja ele simples ou não. Essa forte adesão do público faz muito sentido, já que lavar roupa já não exige mais o trabalho manual cansativo que exigia antigamente. Hoje, basta acumular um montinho de roupa e jogá-lo na máquina com um pouquinho de sabão em pó e amaciante. Pronto! Suas roupas saem lipmas, cheirosas e macias. Para aquelas peças mais sujas e amareladas há programas especiais de lavagem, que já vêm pré-definidos na maioria dos aparelhos.
Escolha bem a sua próxima máquina de lavar, pois sendo um bem durável, ela lhe acompanhará por muitos anos. Vale a pena investir num produto bacana. Confira algumas dicas.
...........................................................................................................................................................
Quais são os tipos de lavadora de roupas?

Existem dois tipos de lavadoras, a com eixo horizontal (tombamento) e a com eixo vertical. O modelo com eixo horizontal tem a porta na frente da máquina, enquanto o outro modelo tem porta superior.
Porta Superior
É o modelo mais conhecido, mais comum. A vantagem desse tipo de lavadora é que se pode interromper a lavagem a qualquer momento com facilidade e rapidez para adicionar sabão, amaciante, etc., pois não é preciso esperar o nível de água baixar para abrir a porta.
Outro ponto forte do modelo superior é que exige menos exercício de quem o opera já que não é preciso abaixar para colocar ou retirar as roupas da máquina, poupando a coluna.
Porta Frontal
As lavadoras mais modernas e caras do mercado têm porta frontal, mas isso porque na maioria das vezes são lavadora e secadora de roupas também. A desvantagem é que pelo fato da porta se encontrar no mesmo nível do tambor, é preciso esperá-lo esvaziar-se para abrir a porta e interromper a lavagem.

Vale lembrar que, além do design, é preciso pensar no espaço disponível para este aparelho, já que a porta frontal acaba exigindo um raio maior de espaço (para abrir e fechar).

É importante a lavadora ter lavagem e enxágüe com água quente?

Sim, é um diferencial bastante útil. A etiqueta de algumas peças orienta que sejam lavadas em água morna ou quente, dependendo do tecido. Outro ponto é que em temperaturas mais elevadas, os detergentes dissolvem-se melhor. Além disso, algumas manchas são retiradas com maior facilidade em água quente. O importante é estar sempre atento às orientações de cada peça, contidas na etiqueta.
Algumas lavadoras oferecem diversos programas de lavagem. Há de fato diferença entre um programa e outro?
................................................................................................................................................................
 Há diferença principalmente de rotação e duração, de acordo com o tecido e situação da roupa (manchada, amarelada, encardida).
As roupas mais delicadas têm programas específicos onde a rotação é menor, ou seja, os movimentos da máquina serão mais lentos, “agredindo” menos as roupas durante a lavagem. Os demais programas funcionam em maior velocidade, batendo mais rapidamente as peças de roupa.
Os programas dedicados às manchas costumam durar um pouco mais porque têm a etapa “molho”, onde como o próprio nome diz as roupas ficam de molho. Nesses casos há também mais de um enxágüe.