GUIA DE COMPRA DE LAVADORAS DE ROUPA

A máquina de lavar roupas é, hoje em dia, um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa...

APRENDA COMO CONCERTAR VENTILADORES

Como devo fazer para limpar meu ventilador?

COMO CONSERTAR UM LIQUIDIFICADOR

O liquidificador é um eletrodoméstico comum e útil na cozinha. Alimentos e líquidos são misturados

COMO CONSETAR UM SECADOR DE CABELO

Secadores de cabelo são uma combinação de ambos os tipos de eletrodomésticos: os que aquecem e movem alguma coisa..

AS PRINCIPAIS MARCAS DE ELETROPORTÁTEIS

O sucesso das suas receitas começa com a escolha da marca do seu eletrodoméstico...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Guia Completo do Aspirador de Pó


Saiba tudo para escolher o melhor modelo.
Antigamente, aspiradores de pó eram eletrodomésticos mais simples, difíceis de guardar e bem complicados de manipular, com seus grandes canos, gabinetes pesados e poucos recursos. Hoje, temos modelos compactos e cheios de funções diferenciadas. Com tantas opções, você sabe como escolher o melhor para a sua casa?
Então, confira as dicas para descobrir o modelo ideal:
Potência
Um aspirador de pó é um item que ajuda bastante na limpeza da casa, especialmente nas áreas urbanas, onde a poluição literalmente invade nossos  lares.
Dependendo da finalidade do aspirador, a potência é fundamental. Os modelosmenos potentes servem para trabalhos menores, como a higiene do carro ou o uso em cortinas e espaços estratégicos como escritórios.
Para esta finalidade indicamos: Aspirador de Pó Portátil 600W – Britânia ASP Dust Off 
Este aspirador de pó é prático e portátil. Possui depósito de resíduos com capacidade de 500 ml, que dispensa o uso de saco descartável; um bocal com duplo sistema de sucção para limpeza de pisos, carpetes e tapetes; acessório para cantos e frestas; cordão elétrico com cinco metros de comprimento para maior alcance; e filtro permanente removível e lavável, facilitando sua higiene periódica.
Já os modelos mais potentes são os indicados para a limpeza pesada de residências, aspirando as impurezas com mais eficiência. 
Recursos especiais
Alguns recursos enchem os olhos dos consumidores, pelas promessas de limpeza mais eficiente com uso de alta tecnologia. Esse é o caso do sistema HEPA (high efficiency particular air – filtro de partículas aéreas de alta eficiência), ideal para limpar sua casa, especialmente se você tiver alergia. Um recurso muito útil para residências que possuem muitos móveis, cortinas, enfeites, e outros itens que acumulam muita poeira e impurezas.
Cada vez mais aspiradores (e também outros eletrodomésticos, como máquinas de lavar) incluem este filtro, pois ele retém cerca de 99% da poeira, polens e ácaros do ar, levando a uma limpeza muito mais eficiente. E, além de reter estes microorganismos, tem a função de inibir sua proliferação, uma vez que em sua composição encontramos um agente bacteriostático.
Para esta finalidade indicamos: Aspirador de Pó com Filtro Hepa 1600W – Black&Decker LAS3000 
Este aspirador de pó possui um alto poder de sucção e vários bocais, coletor de pano ou papel para o pó, entre outros. Conta também com o filtro HEPA, responsável pela captação de microorganismos, como ácaros, fungos e bactérias.
Aspiradores de pó e água
Estes equipamentos auxiliam na hora de uma limpeza mais completa, pois não aspiram somente as partículas secas, mas também os líquidos, além de contemplarem diversos tipos de superfície e incluírem o recurso de jato de ar, ideal para limpar materiais delicados, como equipamentos eletrônicos e antiguidades.
Para esta finalidade indicamos: Aspirador de Pó e Água 1600 Watts 70 Litros – Wap Turbo 2002 
A sua tecnologia By Passpermite que o aparelho aspire ao mesmo tempo resíduos sólidos e líquidos, que garante uma capacidade de filtragem do ar de até 99,5%. Outro recurso interessante é o exclusivo bocal de sopro: uma simples mudança permite que o ar de saída do aspirador seja utilizado de forma prática e segura para limpeza de teclados de computador, de radiadores de automóveis, folhas de calçadas ou varandas, ampliando ainda mais a gama de tarefas domésticas que podem ser realizadas de forma fácil e rápida. Além de potente, possui tanque com 25 litros de capacidade.
Para esta finalidade indicamos também: Aspirador de Pó e Água Super 1400W – Consul C7A14AG 
Com capacidade para até 10 litros, possui saco de pó descartável, tubos prolongadores que facilitam o alcance das regiões a serem limpas e três bocais diferentes que possibilitam a limpeza de todos os tipos de superfícies, como estofados, cortinas, frestas, teclados, pisos e carpetes. Seu tamanho compacto e a alça para transporte facilita a armazenagem e manuseio.
Tipos de bocal
Os aspiradores encontrados à venda hoje costumam vir preparados para todos os tipos de situação, com bocais de todos os tipos, dentre eles os mais comuns:
bocal para todos os tipos de piso (universal);
bocal para cantos e frestas;
bocal para estofados
.
Dependendo do modelo, terá também a possibilidade de estender a mangueira para alcançar lugares mais difíceis de limpar.

Como Usar Uma Fita Isolante e Fazer Uma Boa Imenda


Existem muitas situações de risco que merecem cuidados. “Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.”
Antes ensinar como usar a fita isolante e fazer uma boa emenda, listamos a seguir algumas dicas para evitar acidentes com energia elétrica.
Cuidados especiais:
  • Evite ligações improvisadas ou gambiarras;
  • Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas;
  • Mantenha a fiação longe do contato com a água;
  • A amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
  •  Evite deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção.
  • Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor).
  • Ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (l27 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.
  • Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).
  • Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.
  • Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.
  • Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
  • Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas.
  • Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.
  • Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.
  •  Evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando “T” (benjamim) ou extensões improvisadas. Não use bocais de lâmpadas como tomadas.
  • Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto.
http://portaldoconsumidor.wordpress.com/

Perguntas Frequentes Sobre Gás GLP


Introdução
O GLP, Gás Liqüefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos, especialmente propano e butano, obtidos em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo cru.
É popularmente conhecido como “gás de cozinha” pois sua maior aplicação é na cocção dos alimentos, mas também é utilizado em várias aplicações industriais e agrícolas.
Em estado líquido, o GLP é mais leve do que a água e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada. Em estado gasoso, ele é mais pesado que o ar, o que faz com que se concentre próximo do solo em caso de vazamento.
Por ser invisível e inodoro, adiciona-se um odorizante não-tóxico, como medida de segurança. Por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima, o GLP é usado intensivamente em todo o mundo.
Perguntas e Respostas
1) Qual é o consumo de gás, tendo o forno aceso (fogão doméstico) por 1 hora?
O consumo pode variar em função do fabricante  e mesmo do modelo. No entanto, o consumo em média de um fogão 4 bocas com forno convencional é:
Fogo baixo:   0,200 Kg/h
Fogo médio:  0,225 Kg/h
Fogo alto:  0,250 Kg/h
2) Qual é o coeficiente de vaporização dos botijões P-13 e sua relação com o cálculo de dimensionamento da central de gás?
Em média 0,5 Kg/h e não existe relação com dimensionamento de central de GLP, pois, não existe central com botijão P-13.
3) Como transformar m³ em kg?
Existem vários fatores a serem analisados, mas o valor aproximado varia entre 2,1 e 2,5.
4) Como saber qual é a quantidade exata de GLP contido no recipiente, quando da aquisição do botijão?
 Pelas normas e determinações dos órgãos de controle (ANP, INMETRO, IPEM, etc), todo recipiente de gás GLP é revendido com um peso padrão definido (P-2, P-8, P-13, P-45, etc), sendo essa pesagem realizada através de balanças devidamente aferidas. Para se obter a quantidade exata de GLP no interior do botijão, deve-se pesar o recipiente cheio e descontar a tara contida na alça.
5) Qual a pressão máxima interna em que o GLP se encontra nos botijões (todos os tipos)?
Em função das condições climáticas do Brasil a pressão do gás GLP pode variar em torno de 4 a 7 Kgf/cm².
6) Tabela com as propriedades de gás propano e butano.
Características Físico-Químicas do GLP.
7) Qual a umidade aproximada do GLP, quando o cilindro está fechado e após a sua utilização?
Pelas propriedades Físico-Químicas do gás GLP o mesmo possuí corrosividade zero, sem, portanto qualquer percentual de umidade
8.) Qual o vencimento e a validade dos botijões?
Os botijões não têm validade, porém existe um processo para manutenção e garantia da segurança dos recipientes chamado de requalificação. Os recipientes são requalificados após 15 anos de sua fabricação, sendo posteriormente requalificados a cada 10 anos.
9) Como calcular o consumo do botijão P-13 por mês?
O consumo de gás GLP está diretamente ligado a potência total consumida.
Ex: Adotando-se um fogão de 04 bocas sem forno convencional (Potência nominal 6966 Kcal/h), consumindo 3 horas/dia durante 30 dias, temos:
6966 (Potência nominal) / 24000 (Poder calorífico do GLP) = 0,29 m³/h x 3 horas/dia x 30 dias = 26,12 m³
10) Qual deve ser a distância entre o botijão e o fogão?
Não existe uma distância normatizada, porém a mangueira para ligação do fogão com o botijão de gás GLP é normatizada em 0,80m. Devemos evitar passar a mangueira por de trás do fogão.
11) Informações sobre normas do gás canalizado em Edifícios.
Para instalações internas de gás GLP, podemos consultar a norma NBR 15526:2007 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
12) Qual a pressão do gás nos pontos de consumo que chegam aos apartamentos?
A pressão nominal para fogões, fornos, fogareiros e aquecedores de água à gás GLP, todos de modelos domésticos, estão normatizados em 2,80 KPa (0,027 Kgf/cm²).

Fonte: http://www.liquigas.com.br e http://www.sindigas.org.br/

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Como Funciona A Máquina de Lavar Louças


Os artigos foram traduzidos e adaptados para os produtos nacionais. Assim, utilize apenas como referencia para os produtos fabricados no Brasil.
Introdução
dishwasher controls
Controles de uma máquina de lavar louças comum
Uma máquina de lavar louças basicamente é uma máquina automática que limpa pratos, talheres, copos (algumas também lavam panelas). O usuário deve colocar a louça suja na máquina, adicionar detergente, ajustar os ciclos de lavagem adequados e ligar a máquina, e a partir disso ela realiza uma série de funções sem a ajuda do usuário:
  • Ela se enche de água;
  • Aquece a água até a temperatura adequada;
  • Automaticamente abre o recipiente de detergente quando necessário;
  • Lança jatos de água para limpar os pratos;
  • Drena a água suja;
  • Joga mais água nos pratos; 
  • Drena a água novamente; 
  • Aquece o ar para secar os pratos, se o usuário tiver selecionado essa operação.
Além disso, as máquinas de lavar louças possuem sistemas de controle que monitoram a máquina automaticamente para se certificarem de que tudo esteja funcionamento de forma adequada. Um timer (ou um pequeno computador) regula a duração de cada ciclo.
Um sensor detecta a temperatura da água e do ar para evitar que a máquina superaqueça ou danifique a louça. Outro sensor pode informar se o nível da água subiu muito e ativar a função de drenagem para evitar que a máquina transborde.
Algumas máquinas ainda têm sensores que podem detectar a sujeira da água que sai dos pratos. Quando a água estiver limpa o suficiente, a máquina de lavar louças vai saber que os pratos estão limpos.
Neste artigo, vamos discutir exatamente como uma máquina de lavar louças realiza seu trabalho, como usá-la de forma adequada e que recursos deve-se procurar ao comprar esse aparelho.
Por dentro de uma máquina de lavar louças 
Embora as máquinas de lavar louça tenham pouco espaço para a água, elas não ficam cheias de água. Apenas um reservatório na parte inferior é preenchido. Nesse reservatório, os elementos de aquecimento aquecem a água até a faixa de 55ºC a 60ºC.
Em seguida, a bomba impulsiona a água para os jatos, onde ela é aspergida em direção aos pratos sujos. A força do jato d'água também faz com que o suporte dos jatos de spray girem de maneira semelhante a um regador de jardim.
Quando a lavagem e o enxágüe estiverem terminados, a água é drenada para o reservatório mais uma vez, onde a bomba impulsiona a água para fora da máquina. Dependendo do tipo da máquina de lavar louças, a água do dreno vai direto para a tubulação do esgoto ou para uma mangueira dentro da própria pia.
A última etapa em um ciclo de lavagem é opcional: o ciclo de secagem. A resistência de aquecimento na parte inferior da máquina aquece o ar interno para ajudar a secar os pratos. Algumas pessoas os deixam secar sem aquecer para economizar energia.
dishwasher diagram
As máquinas de lavar louças não são muito complexas mecanicamente. Veja a seguir suas partes principais.
Partes pricnipais
As partes principais de uma máquina de levar louças são:
Mecanismo de controle 
O mecanismo de controle está localizado do lado interno da porta, atrás do painel de controle. Muitas unidades usam um sistema eletro-mecânico simples: um timer determina quanto tempo dura cada parte do ciclo e ativa a função adequada no momento certo (como as funções de liberação de detergente, de lavagem e drenagem).
 Unidades mais caras podem ter um sistema de controle computadorizado. As unidades mais novas também têm uma trava na porta que deve ser fechada para que a unidade funcione. Algumas também possuem travas de segurança para crianças.
Válvula de admissão 
É por onde a água entra na máquina de lavar louças. A bomba da unidade não bombeia a água no reservatório: quando a válvula de admissão é aberta, a pressão da rede faz com que água entre na unidade.
Bomba 
Um motor elétrico aciona a bomba. Durante o ciclo de bombeamento, a bomba força a água para os suportes dos jatos. Durante o ciclo de drenagem, a bomba direciona a água para a mangueira de drenagem. O conjunto da bomba do motor é instalado abaixo do reservatório, no centro da máquina de lavar louças. Há dois tipos principais de bomba.
Reversível 
Alternam o bombeamento da água para os suportes dos jatos ou para o dreno, invertendo a direção do motor. Em geral, as bombas reversíveis são instaladas verticalmente.
dishwasher diagram reversible pump
Bomba reversível
Acionamento direto
O motor funciona em uma única direção e a direção do fluxo é alternada entre os suportes dos jatos e o dreno através de umsolenóide que abre e fecha as válvulas apropriadas ou alterna uma conexão de mangueira com a outra. Normalmente, as bombas de acionamento direto são instaladas na posição horizontal.
dishwasher diagram direct-drive pump
Bomba de acionamento direto
As máquinas de lavar louças podem ser instaladas em uma configuração portátil ou de forma permanente. As unidades portáteis têm laterais acabadas e a parte superior pode ser usada como um apoio. Quando não estiver sendo usada, a máquina fica próxima à parede e, ao ser empurrada sobre os rodízios em direção à pia, onde ela é conectada à torneira e ao ralo mais próximo.
Em uma instalação permanente, a máquina é apoiada no suporte existente e é parafusada. As mangueiras embaixo da pia da cozinha se conectam diretamente à linha de água quente e a um ponto de esgoto podendo também se conecta à tubulação de esgoto da pia. Os dois tipos de instalação requerem uma linha de alimentação elétrica com tensão de 120 volts e aterramentos.
portable dishwasher connected to faucet
Uma máquina de lavar portátil conectada a
uma torneira e pronta para funcionar
A seguir, vamos saber como usar uma máquina de lavar louças.
Quem inventou a máquina de lavar louças? As máquinas de lavar louças mais antigas consistiam de um suporte para pratos em um fuso com um reservatório de água embaixo. Uma eixo manual girava o suporte de pratos, espalhando a água. Essa não era uma maneira eficiente ou efetiva de lavar pratos.
Josephine Cochrane  inventou a máquina de lavar louças moderna em 1886. Cochrane era uma moça rica cujos empregados viviam trincando sua porcelana fina ao lavá-la à mão. Ela desenvolveu um suporte e o sistema de jato de água que foi lançado na Chicago World Fair de 1893. A empresa que ela fundou tornou-se a KitchenAid.
Usando uma máquina de lavar louças
Detergente Escolher o detergente certo é muito importante. Os detergentes neutralizam os depósitos minerais oua   dureza da água. Eles contêm solventes que ajudam a dissolver a comida, bem como abrasivos que removem crostas e ajudam a retirar a comida dos pratos com mais facilidade.
Não se pode utilizar qualquer tipo de detergente em uma máquina de lavar louças. Somente os detergentes formulados especialmente para essas máquinas funcionarão adequadamente. Outros detergentes poderiam danificar os pratos ou gerar muita espuma, o que faria com que a máquina transbordasse.
Embora a máquina faça a maior parte do trabalho, as pessoas também participam do processo. Aqui estão algumas recomendações que ajudam a máquina de lavar louças a operar de forma segura e eficiente.
    Não use sabão comum. A espuma irá fazer com que a máquina de lavar louças transborde
    Não sobrecarregue a máquina. É preciso deixar espaço para os jatos de água atingirem todos os pratos. Coloque a parte mais suja dos pratos voltada para os jatos do spray, que normalmente ficam no centro.
    Não misture itens de aço e de prata. Colocar dois tipos diferentes de metal em contato com um ambiente úmido é uma receita perfeita para a corrosão.
    Tente deixar tigelas, colheres e outros pratos de formatos idênticos separados. Caso contrário, eles irão se encaixar um no outro e a água não poderá chegar em todas as partes do prato.
    Não coloque pratos de madeira, ferro fundido, porcelana fina, cristal ou pintados à mão na máquina de lavar pratos. Lave-os à mão.
    Use a máquina em um horário em que a pressão da água esteja alta, como tarde da noite. A máquina irá limpar melhor se você não estiver usando muita água em outra atividade. Se sua casa tiver água muito dura (com muitos minérios), use um pouco mais de detergente.
    Não coloque utensílios de plástico no suporte inferior, principalmente se você usar o ciclo de secagem quente. A resitência de aquecimento poderia derreter alguns tipos de plásticos.
    Não lave os pratos previamente. As máquinas de lavar louças precisam dos restos de comida que ficam presos nos pratos sujos para manter um nível de ph adequado dentro delas. Apenas jogue grandes pedaços no lixo antes.
Um dos problemas mais comuns com as máquinas de lavar louças são os resíduos que podem ficar na louça: restos de comida  grudados ou resíduos de detergente. Isso pode acontecer devido a problemas com a pressão da água. Pode ser necessário substituir a válvula de admissão de água. Outro problema comum é o acúmulo mineral. Se sua casa tiver água dura, o acúmulo mineral pode entupir os jatos de água. Limpe cada jato com um fio ou pino e coloque a máquina vazia para funcionar com um pouco de vinagre em vez de detergente, uma vez por mês.
loaded dishwasher
Se sua máquina de lavar louças não estiver limpando os
pratos, pode ser que você não esteja colocando-os de forma adequada
Às vezes, a máquina de lavar louças tem problemas de drenagem. Pode haver um entupimento da mangueira ou um problema com a bomba. Também é possível que a máquina de lavar louças esteja com muita espuma e os sensores internos não estejam detectando a espuma como água. Isso faz com que o ciclo de drenagem seja interrompido. Basta usar menos detergente.
Confira a próxima seção para ver um guia de comprador da máquina de lavar louças.
Guia do comprador da máquina de lavar louças
in-sink dishwasher
Máquina de lavar louças embutida na pia
standard 24-inch dishwasher
Máquina de lavar louças padrão de 60 cm
Todas as máquinas de lavar louças modernas funcionam da mesma forma. Até mesmo os modelos mais baratos fazem um bom trabalho de limpeza dos pratos. Portanto, comprar uma máquina de lavar louças é uma questão de encontrar os recursos que se irá usar e desconsiderar os que não serão necessários. Durabilidade, tamanho e conveniência são os principais fatores que diferenciam um modelo do outro.
Tamanho 
As máquinas têm diversos tamanhos. As menores são as máquinas de lavar louças que podem ser embutidas na pia. Esses aparelhos se encaixam em uma metade de uma pia dupla de cozinha, usam menos água e podem realizar uma lavagem completa em cerca de 20 minutos. Quando não estão em uso, uma tampa na unidade faz com que ela sirva de suporte.
O tamanho padrão de uma máquina de lavar louças é de 60 cm de largura. Entretanto, há unidades de 45 cm. É claro que quanto mais larga for a máquina, mais pratos ela poderá suportar. Se você tiver uma família grande, um modelo de 75 cm deve ser o tamanho adequado. Se o tamanho tiver de ser maior que do esse, provavelmente você está procurando uma máquina de lavar louças comercial.
Reservatórios e suportes 
Os modelos mais antigos têm reservatórios de plástico, enquanto os aparelhos de custo médio a elevado possuem reservatórios de aço inoxidável. Nos modelos mais baratos, restos de comida são depositados em um filtro que deve ser limpo manualmente com uma certa freqüência. Os modelos mais caros têm filtros auto-limpantes e alguns incluem pequenos trituradores que moem pedaços grandes para que sejam drenados com a água suja. Há vários suportes de pratos diferentes. Quanto mais cara for a máquina, mais flexibilidade e capacidade de ajuste ela terá: suportes desmontáveis, recipientes dobráveis, prateleiras extras e suportes removíveis para que a louça seja colocada do lado de fora da máquina. 
Recursos extras 
Controles e outros tipos de ciclo estão entre os recursos extras que podem elevar o custo de uma máquina de lavar louças. Os modelos mais baratos têm controles mecânicos, usando um mostrador e um timer para regular os diferentes ciclos. Algumas máquinas oferecem uma série de opções de ciclo, incluindo trabalho superpesado com alta pressão, modos de lavagem de cristal/ porcelana e de higienização. Entretanto, três ciclos básicos cobrirão abranger a maioria das necessidades de uma máquina de lavar louças: leve, normal e potes e panelas. Um ciclo de pré-lavagem com detergente permite uma limpeza de louça que ficará alguns dias na máquina antes de ser lavado. Os ciclos de secagem quente secam os pratos mais rápido, mas também consomem mais energia.
dishwasher door with hidden controls
Esta máquina de lavar louças de última geração tem seus
controles ocultos dentro da borda superior da porta
Máquinas de lavar louça mais caras podem  ter um design mais sofisticado, com a parte da frente projetada para ter a aparência de um gabinete de cozinha. Elas costumam ter um isolamento contra ruídos. Observe que as máquinas com trituradores de pedaços grandes de comida são mais barulhentas do que as que não possuem esse dispositivo.
Consumo e custo de energia
O programa EnergyStar (em inglês) do governo dos EUA tem uma tabela que permite a comparação do consumo anual de energia de diversos modelos diferentes de máquina de lavar louças. Se você estiver querendo economizar energia elétrica e também tiver preocupação com o meio-ambiente, essa tabela irá ajudá-lo a encontrar o modelo certo para você. Quanto você quer gastar em uma máquina de lavar louças moderna?
Um modelo básico sem recursos extra custa cerca de US$ 200,00. A faixa de preços de US$ 300,00 a US$ 700,00 contém modelos com ciclos extras, suportes ajustáveis, tubos maiores e materiais melhores. Os preços chegam até cerca de US$ 2 mil para máquinas de lavar louças importadas com todos os recursos possíveis, incluindo eliminadores de água e sensores de limpeza de água.
As regulamentações governamentais fizeram com que a eficiência das máquinas de lavar louças modernas fosse muito otimizada. A menos que a máquina seja de um modelo anterior a 1990, ela é eficiente. Usar uma máquina de lavar louças economiza energia, água e, com certeza, poupa tempo. 
Para mais informações sobre as máquinas de lavar louças, confira os links na próxima página.
Máquinas de lavar louças comerciais
commercial dishwasher
Máquina de lavar louças comercial
As máquinas de lavar louças usadas nos restaurantes possuem muitos formatos e tamanhos. Elas funcionam da mesma maneira que as máquinas comuns, utilziando jatos de água quente. Contudo, as peças de uma máquina de lavar comercial têm que suportar o uso constante e repetido e, por isso, elas são mais adequadas para trabalhos pesados.
Da bomba aos suportes e às vedações na porta, todos os elementos em um modelo comercial devem ser mais resistentes. Essas máquinas também lavam a louça muito mais rápido. A maioria dos modelos usa muitos litros de água, mas essa água é reutilizada em um determinado ciclo de lavagem, passando pelos filtros antes de ser bombeada para os suportes dos jatos novamente.
As máquinas de lavar comerciais são compatíveis com suportes de pratos comerciais. Em um restaurante, a esterilização é muito mais importante do que no uso doméstico. Na verdade, as temperaturas de uma máquina de lavar normal não são altas o suficiente para esterilizar completamente a louça.
Algumas unidades comerciais têm um ciclo de lavagem em que a água usada na louça chega a mais de 82ºC. Outros modelos usam um aditivo à base de cloro em vez de temperaturas mais elevadas.
Fonte: www.howstuffworks.com

Como Consertar Uma Cafeteira


Não há nada mais revigorante de manhã do que o aroma de café fresco – nem nada mais frustrante do que uma cafeteira elétrica que não funciona como deveria.
Felizmente, muitos consertos em cafeteiras elétricas são de simples execução e exigem apenas ferramentas básicas. Por isso, antes de jogar no lixo a cafeteira elétrica ou sair em busca de uma cafeteria, analise como as cafeteiras elétricas funcionam e o que fazer quando elas não funcionam.
Como funcionam as cafeteiras
Há dois tipos de cafeteiras comumente usadas: aquelas que passam água quente uma vez sobre o pó de café e aquelas que o fazem várias vezes.
A maioria das cafeteiras do primeiro tipo é ativada por chaves e cronômetros no painel de controle, aquecendo a água e bombeando-a para passar pelo recipiente com o pó de café. O café quente resultante cai em um recipiente de vidro. Um elemento sob o recipiente de vidro mantém o café aquecido.
As cafeteiras do segundo tipo aquecem uma pequena quantidade de água na base da unidade, formando vapor que empurra a água quente para cima, por um tubo no centro da cafeteira. Na parte superior, a água cai em um recipiente com pó de café e absorve todo aquele excelente sabor do café. Depois, o café quente resultante pinga em orifícios na base do recipiente e chega ao compartimento principal para ser reciclado. Um termostato determina quando o café está no ponto certo e desliga o sistema. Um elemento calefator continua a manter o café à temperatura adequada.

Cross section of a drip and a percolator coffee maker
Seção transversal de uma cafeteira elétrica e de metal
Como consertar uma cafeteira
Entre os consertos comuns em cafeteiras estão a manutenção da chave liga/ desliga, termostato, elemento calefator e elemento de aquecimento.
Manutenção de uma chave liga/desliga: a chave de uma cafeteira é um dispositivo simples que controla a corrente que chega à unidade térmica e à bomba. Felizmente, esse controlador fundamental é fácil de testar e substituir.
1) Certifique-se de que a cafeteira está desligada da tomada.
2) Remova a base para ter acesso à parte posterior da chave.
3) Coloque sondas de teste através dos terminais e ative a chave. O circuito deve estar fechado e mostrar continuidade, como indicado pelas posições da chave.
O mesmo teste de continuidade pode ser usado para verificar outros controladores; por exemplo, os cronômetros. Todos funcionam como chaves, conduzindo eletricidade em algumas situações, mas não em outras.
Manutenção do termostato de uma cafeteira elétrica: o termostato em uma cafeteira elétrica controla a eletricidade que alimenta o elemento calefator. Ele pode causar problemas se não funcionar corretamente. Para testar o termostato em uma cafeteira elétrica, siga as instruções abaixo.
1) Desligue a unidade da tomada, despeje o excesso de água do reservatório, vire a unidade de cabeça para baixo e remova a base (talvez sejam necessárias chaves de fenda especiais – encontradas em grandes lojas de ferragem).
2) Use um multímetro para verificar o termostato, testando-o em cada extremidade.

Testing a drip coffee maker's thermostat
Testando o termostato de uma cafeteira elétrica
3) Se ele estiver defeituoso, remova e troque o termostato por outro de mesma capacidade.
4) Além disso, verifique a continuidade do fusível e faça a substituição se o circuito estiver aberto.
Manutenção do termostato de uma cafeteira metálica: o termostato em uma cafeteira metálica tem a mesma função, mas parece diferente do termostato da outra cafeteira.
1) Desligue a cafeteira da tomada, retire o café e o filtro antes de virá-la de cabeça para baixo, depois retire a base para expor o elemento calefator e o termostato.
2) Verifique a continuidade do termostato.
3) se o termostato for um circuito aberto, faça a substituição por outro. Se a troca do termostato requer a remoção de rebites ou de solda, é melhor procurar assistência técnica especializada ou comprar outra cafeteira.
Manutenção de elementos calefatores: o elemento calefator de uma cafeteira é um componente essencial. Ninguém quer café frio. O acesso ao elemento calefator em qualquer um dos dois tipos de cafeteira é feito pela base do aparelho.
1) Verifique se todos os líquidos e o pó de café foram removidos do aparelho antes de virá-lo de cabeça para baixo para retirar a base.
2) Depois de exposto, o elemento calefator pode ser testado usando-se um multímetro como em qualquer condutor. Desligue a unidade do circuito, depois teste cada terminal com o multímetro e verifique se o elemento está conduzindo eletricidade.
3) Se não houver passagem de eletricidade, substitua o conjunto ou unidade do elemento calefator. Com fita adesiva, marque a posição de todos os fios e componentes que você soltou para que possa reconectá-los com facilidade.
Manutenção de elementos aquecedores: depois que o café está pronto, o elemento aquecedor na base da cafeteira o mantém quente. O elemento aquecedor em algumas cafeteiras permanece ativado o dia todo, por isso pode ser o primeiro componente a ter problemas. Além disso, água ou café podem derramar e vazar sobre o elemento aquecedor, causando um curto-circuito. Abaixo como testar e substituir um elemento aquecedor.
1) Retire a base da cafeteira e localize o elemento aquecedor para desconectá-lo dos terminais.
2) Verifique a continuidade usando um multímetro.
3) Se necessário, troque o elemento aquecedor.
Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/

Como Funciona As Cafeteiras


A maioria das pessoas que é viciada em cafeína toma café da manhã com uma velha amiga: a cafeteira. Todas as manhãs você pega o café com uma colher, adiciona água e liga o botão.
Mas será que você já parou para pensar o que acontece no interior dela? Como é que a água vai do pequeno compartimento onde você a coloca para a parte superior da cafeteira e o que é aquele som borbulhante?
Neste artigo, vamos dar uma olhada no interior de uma cafeteira para que você entenda exatamente o que acontece quando prepara um café. Também vamos analisar causas de possíveis problemas que podem fazer com que a cafeteira pare de funcionar. Ao final, você vai olhar sua velha amiga de uma forma completamente diferente.
Uma cafeteira moderna é um dispositivo surpreendentemente simples. Os fabricantes tiveram 25 anos para aperfeiçoar a concepção do equipamento, de forma que as cafeteiras são bastante simples quando abertas. As figuras abaixo mostram as principais partes da cafeteira que vamos analisar nesse artigo:
coffee maker, front
A visão da parte frontal
coffee maker, bottom
A visão da parte de baixo
coffee maker warming plate
A placa de aquecimento
coffee maker drip
O lugar onde a água quente pinga no pó de café
Se você retirar a parte superior, verá três coisas no interior da cafeteira:
view inside the top of the coffee maker
A visão por dentro da parte superior da cafeteira
  • há um pequeno reservatório que contém a água quando você a coloca na jarra no início do ciclo ao fazer café (à direita da figura acima). Há um orifício na parte inferior do reservatório e sua função ficará óbvia daqui a pouco;
  • há um tubo preto que leva a água quente para a região de gotejamento;
  • há a região de gotejamento (à esquerda dessa figura). A água quente chega aqui pelo tubo preto e sai pelos orifícios, pingando sobre o pó de café.
Olhando para esta figura, sua primeira impressão é que esse dispositivo não é muito complexo. Se você retirar a parte de baixo da cafeteira, aqui está o que irá encontrar:
view inside the bottom of the coffee maker
A visão por dentro da parte de baixo da cafeteira
A cavidade à direita dessa figura é a parte de baixo do reservatório. O tubo laranja no centro é o tubo de água quente (ele se conecta ao tubo preto que vimos na figura anterior). O outro tubo laranja recolhe a água fria do orifício no reservatório. Você também pode ver o cabo de força, assim como o interruptor que liga e desliga a cafeteira.
coffee maker on-off switch
O interruptor liga-desliga
aquecedor é uma peça de alumínio extrudada com duas partes: uma resistência de aquecimento e um tubo através do qual a água irá fluir, como mostrado na figura abaixo:
coffee maker heating element
O elemento de aquecimento de resistor e o tubo de alumínio para aquecer a água
resistência de aquecimento é basicamente um fio enrolado, muito parecido com o filamento de uma lâmpada ou a resistência de uma torradeira elétrica, que é aquecido quando você liga a eletricidade. Em uma resistência como essa, a bobina está embutida em um gesso para que ela fique mais resistente. A resistência de aquecimento tem duas funções:
  1. quando você coloca a água na cafeteira, a resistência de aquecimento a ferve;
  2. quando o café fica pronto, a resistência de aquecimento o mantém aquecido.
Nas próximas figuras, você pode ver a conexão entre a resistência de aquecimento e a placa de aquecimento. A resistência de aquecimento é pressionada contra a parte de baixo da placa de uma pasta condutora de calor branca assegura que o calor seja transferido de forma eficiente para a placa.
Essa pasta, por sinal, é extremamente grudenta (é muito difícil tirá-la dos dedos!). Você encontra essa pasta em diversos tipos de dispositivos, incluindo amplificadores estéreos e fontes de alimentação, ou seja, praticamente em tudo onde seja necessário dissipar calor.
coffee maker heating element
coffee maker heating element
coffee maker heating element
interruptor da cafeteira liga e desliga o elemento de aquecimento. Para que o elemento de aquecimento não aqueça em excesso, há três sensores de temperatura de estado sólido, conforme exibido aqui:
coffee maker heating element
Os sensores de temperatura de estado sólido simples cortam a corrente quando os elementos ficam muito quentes
O dispositivo conectado diretamente na bobina é o sensor principal de temperatura. Quando ele detecta que a resistência está ficando muito quente, ele corta a corrente. Em seguida, quando a resistência esfria, ele liga novamente a serpentina.
Dessa forma, ao aquecer e resfriar, ele mantém a bobina em uma temperatura estável. Os outros dois dispositivos são provavelmente os fusíveis térmicos. Eles simplesmente cortam a energia quando detectarem que a temperatura está muito alta. Eles são instalados por motivos de segurança, no caso do sensor principal falhar.
Uma peça que não fica visível na cafeteira é uma válvula de controle de fluxo. Essa válvula está localizada no orifício no reservatório ou na tubulação de aquecimento de alumínio. Se não houvesse uma válvula desse tipo, então a água fervente apenas retornaria ao reservatório, em vez de subir pelo tubo preto.
A válvula de controle de fluxo permite que a água fria entre no tubo de alumínio, mas força as bolhas de água fervente a subir pelo tubo preto. Se você assoprar no tubo que conduz a essa válvula, a válvula deverá ser aberta. Se você puxar o ar pelo tubo, a válvula de controle de fluxo deverá bloquear a passagem do ar.
Fazendo café
Você pode ver que uma cafeteira é realmente um aparelho simples. Veja como ela funciona:
  1. quando você coloca água fria, ela flui do reservatório pelo orifício na parte inferior para dentro do tubo laranja;
  2. em seguida, a água passa pela válvula de controle de fluxo para o tubo de alumínio no aquecedor e, em seguida, sobe até um certo ponto por dentro do tubo preto. Isso tudo acontece de forma natural devido à ação da gravidade;
  3. quando você liga o interruptor, o aquecedor começa a aquecer o tubo de alumínio e, depois de algum tempo, a água começa a ferver no tubo;
  4. quando a água ferver, as bolhas irão subir pelo tubo preto. O que acontece em seguida é exatamente o mesmo que ocorre em um filtro de aquário: como o tubo é pequeno e as bolhas grandes, uma coluna de água é empurrada para cima pelas bolhas;
  5. a água flui pelo tubo preto até a área de gotejamento e pinga sobre o pó de café.
O mecanismo dessa bomba de água fervente, também chamada de termosifão, é o mesmo que aciona uma cafeteira italiana.
Como você pode ver, não há nenhuma bomba mecânica nem partes móveis, com exceção da válvula de controle de fluxo. Isso faz com que as cafeteiras sejam extremamente confiáveis.
O que pode dar errado?
Esses são alguns dos problemas mais comuns que podem fazer com que sua cafeteira pare de funcionar:
  • o cabo de força ou o interruptor liga/desliga podem quebrar. Nesses casos, o melhor a fazer é solicitar que um profissional faça a substituição ou comprar uma cafeteira nova. Trocar esses componentes de forma inadequada pode causar um incêndio;
  • a válvula de controle de fluxo pode travar na posição aberta ou fechada. Você pode remover os detritos que causam esse problema com um palito de dentes;
  • os tubos podem entupir por causa de depósitos de cálcio, principalmente o tubo de alumínio do aquecedor. A forma de solucionar esse problema é colocar vinagre na máquina uma vez, fazê-la funcionar uma vez e, em seguida, fazê-la funcionar duas vezes com água para remover o vinagre.
Há dois problemas que são praticamente impossíveis de consertar:
  • falha de um dos fusíveis térmicos;
  • falha da resistência de aquecimento.
Como é quase impossível obter essas peças para reposição, provavelmente você terá que comprar uma nova cafeteira se um desses problemas acontecer no seu aparelho.
Agora quando você fizer um café, terá uma nova visão do que está acontecendo dentro da cafeteira.
Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br